Artrose da articulação facetária: causas, sintomas e tratamentos - Dr. Guilherme Meyer

Artrose da articulação facetária: causas, sintomas e tratamentos

Fisioterapia coluna

Cada segmento da coluna tem duas articulações estabilizadoras, chamadas de articulações facetárias. O desgaste dessas articulações pode levar a um tipo de artrose, conhecida como artrose facetária.

Essa condição, que nornalmente atinge a região lombar ou cervical, pode levar ao desenvolvimento de esporões ósseos e cistos; instabilidade da coluna; e compressão dos nervos próximos.

Causas

A artrose da articulação facetária está geralmente relacionada à degeneração dos discos da coluna vertebral. Mas, também pode ser causada por um trauma ou lesão na coluna. Além disso, algumas pessoas podem ter uma predisposição genética à artrite degenerativa.

Sintomas

Dores que podem irradiar para os membros e pioram ao se movimentar.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da artrose da articulação facetária começa por uma avaliação física e é confirmado por meio de exames de imagens, como tomografia e ressonância magnética.

Na maior parte dos casos, o tratamento engloba a administração de medicamentos para dor e fisioterapia. Em outros casos, o médico poderá indicar a injeção de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e anestésicos na articulação facetária ou então rizotomia por radiofrequência, uma procedimento minimamente invasivo muito eficaz para este tipo de problema.