Cifoplastia: método minimamente invasivo para fraturas da coluna - Dr. Guilherme Meyer

Cifoplastia: método minimamente invasivo para fraturas da coluna

cirurgia_coluna

A cifoplastia é um método minimamente invasivo de tratamento de fraturas da coluna por compressão. Também chamado de cifoplastia com balão, esse procedimento consiste na injeção de cimento acrílico (polimetilmetacrilato ou PMMA) no interior da vértebra.
As fraturas por compressão resultam em uma angulação ou diminuição da altura de um osso da coluna. Geralmente, ocorrem em pessoas com osteoporose e neoplasias de coluna, mas também podem ser resultados de um trauma agudo após um acidentes ou queda.
Quais são os sinais das fraturas por compressão?
– Dor intensa e súbita nas costas, que não melhora com repouso ou medicamentos.
Benefícios da cifoplastia
Interrupção e melhora da dor
Estabilização do osso
Restauração de parte ou toda a altura do corpo vertebral perdido devido à fratura de compressão
Como é feita a cifoplastia
Com uma pequena incisão na coluna, o médico insere um balão especial, que ao ser inflado, eleva a fratura, retornando as estruturas da coluna a uma posição normal. Também compacta o osso interno para criar uma cavidade dentro das vértebras. Depois que o balão é removido, injeta-se um material chamado polimetilmetacrilato, semelhante ao cimento, que endurece rapidamente e estabiliza o osso. A anestesia pode ser local ou geral.

Em alguns casos o paciente pode voltar para casa ainda no mesmo dia e, em outros, apenas no dia seguinte. Se você está em dúvida sobre esse procedimento, fique tranquilo. A cifoplastia é uma forma segura, rápida e eficaz de resolver uma fratura por osteoporose.