Doença de Scheuermann pode ser confundida com má postura; saiba como identificar

sche

Toda espinha vertebral é naturalmente curvada, pois isso ajuda absorver os impactos. No entanto, uma curvatura muito acentuada na coluna torácica ou tóraco lombar pode causar dor, dificuldades para se movimentar e deformidades. Essas são as características da doença de Scheuermann (conhecida também como Cifose de Scheuermann), uma condição que geralmente afeta jovens.

Felizmente, a doença de Scheuermann é tratável e a cirurgia normalmente não é necessária.

Causas da doença de Scheuermann

A causa da doença de Scheuermann não é completamente compreendida. Existem algumas teorias que apontam para distúrbios do fluxo sanguíneo, carga mecânica anormal, osteoporose, defeitos da cartilagem, além de predisposição genética.

Sintomas

A doença de Scheuermann pode muitas vezes ser confundida com uma postura ruim, e essa é uma das razões que levam as pessoas a demorarem a procurar um médico.

Entretanto, a doença é mais do que apenas uma má postura. Quem apresenta essa condição não consegue endireitar a coluna vertebral. Portanto, um diagnóstico especializado e o tratamento imediato podem ajudar o jovem a recuperar a função da coluna e garantir que não sinta dor em longo prazo.

Geralmente, a doença de Scheuermann é diagnosticado durante a idade juvenil (8-12 anos) até a adolescência. No entanto, muitos adultos podem apresentar a condição, que não foi diagnosticada durante a infância.

Os sintomas da doença de Scheuermann incluem:

• Presença de uma deformidade dorsal inflexível, como uma corcunda. Esta é muitas vezes a razão pela qual os jovens que têm a doença de Scheuermann visitam o médico.
• Dor intermitente em sua parte média e/ ou superior das costas – essa dor pode piorar depois de atividades que envolvem torção, flexão ou arqueamento para trás.
• Com cifose torácica aumentada, os pacientes podem ter aumento da lordose lombar com possível dor lombar.

Tratamento

O tratamento certo para a doença de Scheuermann depende de uma variedade de fatores, como idade e o quão grave é a deformidade e os sintomas da coluna vertebral.

Na maioria das vezes, é indicado o uso de um colete que ajuda a manter a coluna na posição correta. Esse suporte é semelhante a uma cinta, porém inclui um anel de pescoço. Em alguns casos, também podem ser usados ​​aparelhos de apoio para as axilas. Exercícios físicos também podem ser prescritos juntamente com o uso do colete, o que ajudará a aliviar a dor nas costas e a melhorar a flexibilidade.

Nessa condição é rara a necessidade de cirurgia. No entanto, o procedimento cirúrgico de fusão vertebral pode ser utilizado em alguns casos, como, por exemplo, quando a coluna é severamente curvada; se a condição está causando problemas neurológicos; ou se a dor é muito forte e os tratamentos não cirúrgicos não estão ajudando. A cirurgia também pode ser indicada para adultos com maior maturidade esquelética e que não estejam em fase de crescimento.