Espasmo muscular: entenda o que tirou do campo o jogador Marcelo na partida contra a Sérvia - Dr. Guilherme Meyer

Jogador Marcelo Brasil

No penúltimo jogo da seleção brasileira contra a Sérvia, o lateral-esquerda, Marcelo, assustou os brasileiros ao deixar a partida logo nos primeiros minutos do primeiro tempo, reclamando de dor nas costas.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogador teve um espasmo muscular e provavelmente deve voltar a jogar nos próximos dias – para o alívio da torcida.
Mas, do que se trata esse problema? O espasmo muscular, ou contratura muscular, acontece quando o músculo faz uma ação de contração de forma involuntária, causando fortes dores na região atingida.
Geralmente, o espasmo muscular não representa algo sério e pode ser solucionado por meio de medidas simples, como uso de analgésicos, compressas quentes e fisioterapia.
Tanto um atleta quanto uma pessoa sedentária pode ter um espasmo muscular. As causas estão relacionadas principalmente à má postura, estresse psicológico, trauma súbito, movimentos bruscos e excesso de esforço.
Embora surja com mais frequência nos músculos da região da coluna, tanto na base do pescoço e ombros, como ao longo de toda a coluna, a contratura muscular pode acontecer em qualquer parte do corpo.

Como prevenir

Para tentar evitar a ocorrência de novos espasmos dolorosos, é importante investir em exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos da região das costas, além de procurar manter a postura ereta nas atividades do dia a dia.
Importante: se você tem tido espamos musculares, não deixe de procurar um ortopedista para o diagnóstico correto.