O que é dor ciática

ciatico

Dor ciática é o termo usado para descrever a dor que acompanha o trajeto do nervo ciático. Este nervo é composto pela junção de raízes nervosas que saem da coluna e se juntam na região do glúteo, percorrendo a perna. Quando alguma dessas raízes está irritada, o paciente passa a sentir a “famosa” dor ciática. Outras sensações associadas a esse tipo de dor são adormecimento, queimação, sensação de agulhas perfurando e fraqueza na perna.

 A causa mais comum da dor ciática vem da irritação de uma das raízes por uma hérnia de disco na coluna lombar. Compressões radiculares por outros motivos, como artrose, ou estreitamento do canal, também podem produzir esse padrão de dor.

Diagnóstico

O exame físico pode ajudar a identificar a área suspeita de irritação nervosa, e a ressonância magnética é o exame de imagem que poderá ser solicitado pelo médico para confirmar o problema.

A boa notícia é que a dor ciática melhora com o tempo na maioria dos casos.

Tratamento

O tratamento inicial envolve repouso, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, além de outros medicamentos para dor. As injeções de cortisona (injeções epidurais) em torno do nervo irritado podem ser usadas em pacientes que não respondem a essas primeiras linhas de tratamento.

A cirurgia pode ser considerada para os pacientes que não apresentam alívio satisfatório em um período de tempo razoável – geralmente entre seis semanas a três meses – ou quando os sintomas pioram significativamente.

Nesses casos, o procedimento tem como objetivo aliviar a compressão na raiz do nervo. Na maioria dos casos, envolve a remoção da parte herniada do disco, que está pressionando a raiz do nervo. É um procedimento simples e com ótimos resultados.