O que é mielopatia - Dr. Guilherme Meyer

O que é mielopatia

spinacompression

A mielopatia é uma doença caracterizada pela compressão da medula espinhal e que provoca perda de força muscular, sensibilidade nos quatro membros, desequilíbrio e dificuldades para caminhar e manipular objetos.

A origem dessa condição está relacionada, principalmente, a doenças como artrose ou espondilose degenerativa que, por meio da formação de osteófitos (protuberâncias ósseas), diminuem o espaço que a medula ocupa no canal vertebral. Essas condições são muito comuns durante o processo natural de envelhecimento.

No entanto, existem outras causas para a mielopatia como hérnia de disco, traumas, processos infecciosos e inflamatórios, distúrbios neurodegenerativos e neoplasias malignas ou benignas.

Diagnóstico

O diagnóstico da mielopatia é feito com exame neurológico, que irá identificar alterações de sensibilidade, equilíbrio e aumento dos reflexos. Além disso, a radiografia simples e a ressonância magnética são exames complementares importantes para evidenciar a presença da compressão medular.

Em alguns casos, o especialista poderá recomendar a realização da tomografia da coluna para identificar a presença de calcificações do ligamento longitudinal posterior, que pode interferir na escolha do tratamento.

Tratamento

Com exceção de pacientes idosos que apresentem sintomas leves e sem progressão, ou aqueles com alto risco cirúrgico, os indivíduos com sinais clínicos de mielopatia devem ser submetidos à cirurgia.

O objetivo do tratamento cirúrgico é descomprimir a medula e evitar a progressão dos sintomas neurológicos por meio do aumento do espaço do canal medular associado a estabilização e alinhamento da coluna.