O que é torcicolo? - Dr. Guilherme Meyer

O que é torcicolo?

torcicolo

Saiba o que fazer se você estiver com os sintomas do torcicolo e quando é necessário procurar ajuda médica

Você provavelmente já teve ou conhece alguém que já sofreu com um torcicolo. Essa dor no pescoço, que surge muitas vezes pela manhã ou depois de alguma atividade extenuante, como movimentar móveis, geralmente é acompanhada de rigidez e dificuldades para girar o pescoço.

O torcicolo, que acontece de forma repentina, não representa uma doença e, na maioria dos casos, tende a desaparecer naturalmente em uma semana. No entanto, a maneira como se cuida dos sintomas pode afetar os níveis de dor, o tempo de recuperação e a probabilidade de o problema retornar.

Sintomas comuns

A dor do torcicolo pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, a sensação é de um leve desconforto ao movimentar o pescoço. Em outros, a dor pode ser intensa, impedindo o giro natural do pescoço e impedindo a realização das atividades diárias.

Causas do torcicolo

Na maioria das vezes, o torcicolo é causado por uma lesão dos músculos ou de outros tecidos moles do pescoço ao contrair repentinamente a musculatura dessa região ou ao permanecer em uma posição inadequada por muito tempo.

Os músculos do pescoço podem ficar tensos durante muitas atividades cotidianas comuns, como:

  • Dormir com o pescoço em uma posição desconfortável
    Sofrer uma queda ou impacto súbito que empurra a cabeça para o lado, como lesões esportivas
  • Virar a cabeça de um lado para o outro repetidamente durante uma atividade
  • Curvar o pescoço excessivamente para usar o notebook ou para digitar no celular durante períodos prolongados
  • Passar por estresse excessivo ou ansiedade, o que pode levar a tensão no pescoço
  • Manter o pescoço em uma posição anormal por um longo período, como segurar o telefone entre o pescoço e o ombro

Estou com torcicolo. O que devo fazer?

Se você está com os sintomas de um torcicolo, é importante ter paciência e fazer repouso por um ou dois dias – o que dará aos tecidos moles do pescoço a chance de se recuperarem. Nos casos em que a dor é significativa, o uso de analgésicos e aplicação de gelo ou compressas quentes podem ajudar.

Quando visitar o ortopedista

Se o torcicolo não apresentar melhora após uma semana, é essencial buscar a avaliação de um ortopedista. Além disso, independentemente de quanto tempo tenha durado, um torcicolo acompanhado de sintomas como febre, dor de cabeça, náusea ou vômito, ou sonolência inexplicável deve ser analisado por um profissional imediatamente.