Quando a artrite reumatoide afeta a coluna - Dr. Guilherme Meyer

Quando a artrite reumatoide afeta a coluna

coluna_artrite

A artrite reumatóide é uma doença autoimune, que pode afetar diversas articulações do corpo, além de órgãos como pulmões, pele, coração e olhos.
Mais de 80% dos casos comprometem ligamentos e articulações sinoviais da coluna cervical, o que deixa essa estrutura instável, podendo resultar na compressão da medula espinhal ou do tronco encefálico. Nesses casos, é essencial que o paciente seja avaliado por um cirurgião ortopédico.

Sintomas

Uma das principais queixas de pacientes com artrite reumatoide que afeta a coluna cervical é dor no pescoço e na base da cabeça. Alguns descrevem dor em conjunto com uma sensação de a cabeça se deslocar para frente.

Também é comum sentir formigamento nos membros, fraqueza e dificuldades para se movimentar. A artrite reumatoide gera incapacidade física, impactando seriamente na qualidade de vida do paciente.

Diagnóstico

Normalmente, o diagnóstico da artrite reumatoide é feito com base na análise clínica do paciente, exames laboratoriais e exames de imagem, como raio-x, ressonância e tomografia.

Tratamento da Manifestação Cervical da Artrite Reumatoide

Os objetivos do tratamento da artrite reumatoide visam evitar o desenvolvimento de déficit neurológico irreversível e a perda dos movimentos.
Em pacientes com instabilidade significativa, a cirurgia é recomendada para estabilizar a coluna, prevenir deformidades, reduzir a dor e estabilizar ou reverter a perda dos movimentos.