Saiba quais hábitos prejudicam a coluna e veja como evitá-los - Dr. Guilherme Meyer

Saiba quais hábitos prejudicam a coluna e veja como evitá-los

postura-rotina

Os vícios de posturas e a realização de trabalhos pesados e hábitos sedentários são, na maioria das vezes, as principais causas das dores nas costas, que com o passar do tempo, podem se transformar em doenças sérias.

 

Entre os problemas de coluna existentes, a lombalgia, dor na região da lombar, é o mais comum, gerando um grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos e restrições físicas para as atividades do cotidiano.

 

Mas, a boa notícia é que as dores na coluna podem ser prevenidas com simples mudanças de postura durante as tarefas do dia a dia e com a prática regular de exercícios físicos que fortalecem os músculos dos quadris e tronco. Além disso, é imprescindível evitar atividades de alto impacto, que incluem torção de coluna e sobrecarga.

 

Conheça a seguir quais são as posturas corretas e incorretas na realização de atividades do cotidiano:

 

Atividades domésticas, como lavar louça e roupas, cozinhar e limpar a casa:

 

A maioria das pessoas, ao realizarem tarefas domésticas, tende a curvar o tronco, o que resulta em uma sobrecarga na coluna lombar, gerando dores imediatas. Dependendo do tempo dedicado a essas atividades, as dores se agravam.

 

A forma correta de realizar as atividades domésticas é manter a coluna sempre ereta, o abdômen contraído e um dos pés apoiados em um banquinho. Se precisar abaixar muito, o ideal é se sentar em um banquinho, com a coluna ereta e os músculos do abdômen levemente contraídos.

 

Varrendo a casa: 

Verifique se o cabo da vassoura corresponde à sua altura. Mantenha a coluna mais ereta possível, os pés afastados e evite movimentos rotacionais. Ao realizar os movimentos de varrer, procure usar o corpo todo.

 

Afastando móveis:

O peso dos móveis gera sobrecarga na coluna e leva a dores imediatas. Por isso, sempre peça ajuda de outra pessoa para carregar os móveis. Mantenha a coluna ereta, o abdômen contraído, os joelhos semiflexionados e os pés afastados.

 

Ao dormir:

Evite dormir de bruços ou com a barriga virada para cima, principalmente, se você já tem dores nas costas que irradiam para as pernas. O correto é dormir de lado, utilizando um travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos. Essa posição preserva o alinhamento da coluna.

 

Ao escovar os dentes:

Muitas pessoas curvam a coluna e sobrecarregam o pescoço e a lombar ao escovar os dentes. O ideal é inclinar o corpo um pouco para frente, mantendo a coluna reta e apoiar uma das mãos na pia e um dos pés em um banquinho.

 

Ergonomia no trabalho 

 

Posturas incorretas no ambiente de trabalho é uma das principais causas das dores na coluna. Quem passa o dia todo sentado em frente ao computador deve se atentar às seguintes recomendações:

 

– Mantenha a coluna ereta, com altura adequada dos braços durante a digitação. Os cotovelos e mãos devem estar alinhados e os punhos e antebraços apoiados.

– Mantenha os pés completamente apoiados no chão para sustentar o corpo

– Mantenha o monitor 50 cm distante dos olhos

– Evite se sentar na ponta do assento ou em posição semisentada

– O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar;

– Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira;

– Faça pausas: não fique longos períodos de tempo sentado na mesma posição. Caminhe de vez em quando pelo escritório. Isso irá ajudar a prevenir dores.

 

Se você trabalha de pé, é importante:

 

– Manter a coluna ereta, mas ficar relaxado

– Colocar um dos pés em um descanso (uma banqueta ou caixa). Alternar um pé com o outro em intervalos regulares

– Usar sapatos confortáveis, com solas macias

– Se possível, ter uma baqueta ou cadeira alta para se sentar por curtos períodos de tempo